quarta-feira, 17 de junho de 2009

Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?

Baseando-se na lei 8.069 imposta no Brasil em 13 de Julho de 1990, todas as crianças e adolescentes, tem direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Onde nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Porém muitos, por não saberem sobre a lei ou por própria falta de ética, não respeitam a mesma de forma devida. De alguma maneira, por menor que seja, a desrespeitam, no Brasil vemos muitos casos explícitos, por ser um país subdesenvolvido e apresentar muitas regiões muito pobres, como: crianças trabalhando em semáforos, sendo escravizadas (Pará), realizando serviços domésticos.

Assim como muitas pessoas a desrespeitam, não há nenhum tipo de fiscalização em relação a isso, o governo também não dá suporte para que esses índices diminuam ou até mesmo acabem. Seria necessário termos boas escolas públicas, projetos de auto-ajuda aos sem-teto, assistentes sociais fiscalizando para que esses tenham uma condição de vida considerável, pelo menos não seriam tão excluídos da sociedade.

6 comentários:

  1. Esse texto me ajudou a fazer uma redação falando exatamente desse tema,me ensinou muito mais do que eu sabia.O mais importante fala somente a realidade em que muitas crianças e adolescentes enfrentam no nosso país.
    Ass:Megue Hortins Damacena Santos

    ResponderExcluir
  2. Siim , me ajudou também pois .. precisei fazer uma redação cujo o tema proposto foi este !

    ee , claro né... comvivemos com isso o tempo todoo , esse desequilibrio do brasil nunca vai mudar se nao tiver recursos e pessoas que começem a fiscalizar e .. Cumprir mesmo esta lei onde , a maioria por ignorancia nao cumpre :]

    ResponderExcluir
  3. Pressupondo um problema antes que ele ocorra, fica mais fácil lhe dar com ele..
    Acho que investindo em boas escolas, lazer, atos culturais.. As crianças não recorreriam ao crime, a marginalização ou trabalhos infantis para se satisfazerem.
    O que está faltando é um comprometimento maior dos governantes, depois de eleitos põem suas promessas em segundos planos.
    Unindo planos com força de vontade e assim sucessivamente suas realizações todos sairiam ganhando..

    ResponderExcluir
  4. "...apresentar muitas regiões muito pobres" não ficou muito bem colocado. Quando você disse que existem muitas regiões, logo depois, ao invés de citar essas regiões, você citou crianças no semáforo, e ainda generalizou de forma a entender que apenas no Pará que isso acontece. Gostei de alguns dados do seu texto, porém a forma de demonstrá-los ficou um pouco confusa.

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito . para fazer uma redação de português . explorar crianças é crime e no brasil e em ''vário'' países também tem a exploração de crianças !

    ResponderExcluir